sábado, 2 de julho de 2011

[MorrendoDeRir.36659] Você viu? FHC diz que assinou sigilo de documentos sem ler

FHC diz que assinou sigilo eterno de documentos sem ler
30 de junho de 2011 12h07 atualizado às 13h42

Comentários
1539
FHC é recebido por José Sarney e Michel Temer antes de ser homenageado no Senado. Foto: Jane de Araujo/Agência Senado
FHC é recebido por José Sarney e Michel Temer antes de ser homenageado no Senado
Foto: Jane de Araujo/Agência Senado
Claudia Andrade
Direto de Brasília
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso afirmou, nesta quinta-feira, que assinou "sem tomar conhecimento" a determinação para que certos documentos do governo ficassem em sigilo eterno. "Eu fiz sem tomar conhecimento. Foi no último dia de mandato, uma pilha de documentos, e eu só vi dois anos depois", disse, em visita ao Senado. FHC avaliou ainda que, em tempos de internet, não há motivo para manter os arquivos em sigilo.
Aos 80 anos, o tucano recebe homenagem nesta quinta-feira no Senado, onde é analisado projeto que altera os prazos para manutenção do sigilo de documentos.
A ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, já afirmou que a presidente Dilma Rousseff está disposta a acatar o que o Congresso definir sobre o tema. A afirmação foi feita com base no que já foi aprovado pela Câmara dos Deputados, limitando a uma única vez a possibilidade de renovação do prazo de 25 anos de sigilo para documentos ultrassecretos, como os que tratam de fronteiras, soberania e relações internacionais. Um único ponto, segundo Ideli, é considerado "inegociável": a permissão de acesso a documentos relacionados a questões de direitos humanos.
Terra

0 comentários:

Postar um comentário