quinta-feira, 6 de setembro de 2012

[MorrendoDeRir.46736] [Musica Clássica/Reascença] - Conheça sobre este importante periodo evolutivo da humanidade

 

Aos Amigos DV´s: Caso não consiga baixar este material envie-me e-mail que upo no server que você escolher.

 

Meu e-mail:

 

Rfragoso2@hotmail.com

 

 

 

 

O que foi o renascimento na Europa:

 

Geralmente considerado a partir de c.1420 a 1600, o Renascimento (que literalmente significa "renascimento") foi um tempo de despertar cultural e um grande florescimento das artes, letras e ciências em toda a Europa. Com a ascensão do humanismo, a música sacra começou pela primeira vez para se libertar dos limites da Igreja, e uma escola de compositores formados na Holanda dominou a arte de polifonia em suas configurações de música sacra. Um dos primeiros mestres do estilo flamengo era Josquin des Prez. Estas tradições polifônicos atingiram o seu ponto culminante nas obras inigualáveis ​​de Giovanni da Palestrina. final da Renascença, também na Inglaterra, viu o florescimento do madrigal Inglês, o mais conhecido dos quais foram compostas por mestres como John Dowland, William Byrd, Thomas Morley e outros .

 

Quer saber mais sobre o renascimento? Acesse:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Renascimento

 

 

 

Josquin des Prez

 

 

Josquin Lebloitte, dito Josquin des Prez ou Josquin des Prés (Beaurevoir ?, Picardia, c. 1440 - Condé-sur-l'Escaut, 27 de agosto de 1521), frequentemente designado simplesmente como Josquin, foi um compositor franco-flamenga da Renascença.

É o compositor europeu mais célebre entre Guillaume Dufay (1397 — 1474) e Palestrina (1525 - 1594) e é geralmente considerado como a figura central da Escola franco-flamenga e o primeiro grande mestre da polifonia vocal dos primórdios do Renascimento.[3]

No século XVI, Josquin chegou a ser considerado o maior compositor da época. O domínio da técnica e sua expressividade eram admirados e imitados. Autores tão diversos como Baldassare Castiglione e Martinho Lutero escreveram sobre sua reputação e seu renome. Teóricos como Glareanus e Gioseffo Zarlino julgaram seu estilo perfeito.

Sua música incorpora influências italianas à formação característica da escola flamenga. A combinação de técnica e expressividade marcam uma ruptura com a música medieval. Josquin contribuiu para diversos gêneros, principalmente motetos, missas e chansons francesas e italianas. Mas foi sobretudo nos mais de cem motetos que se mostrou mais original: a suspensão é empregada como recurso de ênfase, e as vozes ganham os registros mais graves nos trechos em que o texto alude à morte. As canções também são importantes na sua obra. Foi o principal representante do novo estilo de meados do século XV, com formas musicais menos rígidas. Certas canções mostram técnica rebuscada, em ritmos vivos e texturas claras. A ampla difusão de sua música tornou-se possível com a invenção da impressão de partituras, no começo do século XVI, e hoje sabemos mais sobre sua música do que sobre sua tradicionais e dando novo tratamento às relações entre texto e música. Mestre da polifonia e do contraponto, estendeu e aplicou sistematicamente o recurso da imitação (repetição de um trecho musical por vozes diferentes).

Foi o primeiro compositor renascentista considerado genial, superando as formas

 

 

 

John Dowland

 

Muito pouco se sabe dos primórdios da vida de Dowland, mas é dito que nasceu em Londrese morreu na Palestrina após grave crise de diarréia. O historiador irlandês W. H. Grattan Flood, aponta que o compositor nasceu em Dublin, mas não existem evidências e registros que o comprovem. Em 1590 Dowland vai para Paris, onde esteve a serviço de Sir Henry Cobhan, o embaixador na corte francesa, e de Sir Edward Stafford. Neste mesmo período se tornou católico romano. Em 1594 surge uma vaga para alaudista na corte inglesa, mas sua indicação foi mal-sucedida - segundo alega o compositor, sua religião o levou a não ser indicado a um cargo na corte da rainha Elisabeth I, que era protestante. Entretanto, sua conversão não foi publicada, além do mais, o fato de ser católico não impediu que outros compositores (como William Byrd) de atuarem na corte inglesa.

 

 

 

Thomas Morley

 

Morley foi um compositor Inglês que estudou com William Byrd . Ele se tornou um mestre das coristas para Catedral de Norwich em 1583 e permaneceu nessa posição até 1587. Depois de seu emprego em Norwich, Morley se tornou o organista para Catehdral St Paul, em Londres (1587). Depois de 1598 Morleytambém realizou as patentes sobre a música composta por Byrd . Influente como um editor, compositor e musicographer, Morley composta em numerosos gêneros sagrados, incluindo hinos, salmos, motetos e muitos gêneros seculares como madrigais, canções individuais, peças de teclado e obras instrumentais (danças, variações e peças de ensemble). Por causa de edições Morley e coleções de música italiana com textos em inglês, madrigais italianos tornou-se popular e convencional na Inglaterra elisabetana. Como Morley compilador "Os Triumphes de Oriana" foi uma contribuição de sucesso especificamente em relação ao Inglês madrigal . "Plaine e Introdução easie" foi um tratado escrito como uma conversa que foi lido. ~ Keith Johnson, All Music 

 

 

 

William Byrd

 

Era católico praticante no reinado protestante da Rainha Elizabeth I.

Apesar de sua fé, Byrd sempre trabalhou para a Igreja Anglicana, sendo por ela respeitado e compondo belíssimas obras, mas seus trabalhos mais sublimes foram em latim para a Igreja Católica, como o motete para quatro vozes Ave verum corpus a as Três Missas Católicas. Naquela época o catolicismo era bem tolerado pela Rainha, que permitia, inclusive, que a música religiosa latina pudesse ser cantada em locais de ensino.

 

 

Melodias Para Download:

 

John Dowland - Come again – Lieder

Josquin des Prés - El grillo.wmv

Thomas Morley – Madrigals

William Byrd Agnus Dei - Mass for five voices

 

 

Link Dropbox:

 

http://dl.dropbox.com/u/33337532/Renascenca.rar

 

 

 

Link Rapidshare:

 

http://www.wuala.com/almeidarfa/CDs%20As%20Mais%20Tocadas/cmt12.rar/

 

(Qualquer problema com os links avise-me. Grato)

 

E-mail:

 

Rfragoso.rfa@gmail.com

 

 

 

 

Visite meu blog de  musica clássica e oriental e e gostar

assine o feed por e-mail (feedburner)

Ah, se você quer alguma peça clássica especifica, e não                                  

encontra, me envie e-mail solicitando

que a procuro para você.

 

Link:

 

http://cantinho-dos-classicos.blogspot.com.br/

 

 

Se associe ao grupo google, "cantinho da música clássica e oriental"

 

 

E receba em sua caixa postal grande quantidade de links com este

Material postados pelos membros do grupo. E também mantenha

Uma agradável conversação, conhecendo novas pessoas

 

Para se associar envie-me e-mail que lhe incluo na lista de membro:

 

Rfragoso.rfa@gmail.com

 

Fraternais Abraços

Ricardo Fragoso

 

Brasil/São Paulo/Capital

 

0 comentários:

Postar um comentário