Novela de Cassiano Gabus Mendes .... Rede Globo - 1977
. . . . As "locomotivas" Ilka Soares, Teresinha Sodré, Lucélia Santos, Aracy Balabanian, Eva Todor, Elizângela, Thaís de Andrade, Maria Cristina Nunes e as meninas Myrian Fischer e Gisele Rocha. ... ... A ABERTURA DA NOVELA ... A abertura da novela é antológica. Uma das melhores de todos os tempos. Ao ritmo de "Maria Fumaça", da banda Black Rio, uma modelo é maquiada por dois cabeleireiros em velocidade acelerada, acompanhando o ritmo de uma maria-fumaça. Ao final, a modelo levanta-se e corre em direção a câmera, dando um soco com uma luva de boxe vermelha. Inesquecível!
BAIXE A ABERTURA DA NOVELA(6,0M)
. . . João Carlos Barroso (Paulo) com as colegas de elenco Lucélia Santos (Fernanda) e Ilka Soares (Celeste). .... Dênis Carvalho (Netinho) com mamãe Margarida (Mirian Pires): uma interpetação antológica da atriz.
A NOVELA
Locomotivas foi um grande sucesso de Cassiano Gabus Mendes. Apesar da novela ter tido uma história fraca e mal-costurada, o charme do elenco e a produção caprichada sustentaram a trama até o fim. As cores, uma novidade nas novelas das 7 ("Locomotivas" foi a primeira novela totalmente em cores do horário) eram o maior atrativo nos figurinos do final dos anos 70. As cores quentes predominavam, principalmente o vermelho, o amarelo e o laranja. As calças jeans em tom colorido estavam "na crista da onda". O pilar que sustentava a novela era composto pelo trio de personagens principais: Milena (Aracy Balabanian) que mantinha um segredo sobre a maternidade de Fernada (Lucélia Santos), uma das filhas adotadas por sua mãe, Kiki Blanche (Eva Todor), mas que na verdade era filha da própria Milena. As duas eram apaixonadas pelo mesmo homem, Fábio (Walmor Chagas). Só então no último capítulo, o próprio Fábio revela à Fernanda que Milena é sua mãe. A moça, num gesto nobre, deixa o caminho livre para a mãe e dá o namorado de mão beijada para ela. Assim todos os conflitos se acabam e todos vivem felizes para sempre.O salão de beleza de Kiki Blanche (Eva Todor) era o núcleo mais divertido da novela. Era lá que todas as tramas da novela eram entrelaçadas e onde a fofoca sobre as personagens da novela rolava solta. Lá trabalhava a manicure Gracinha (Maria Cristina Nunes), filha de Vitor (Isaac Bardavid), um homem grosseiro e dono de um boteco bem vagabundo. Casado com Joana (Eloisa Mafalda), ele vê sua vida tranasformada após a chegada de um parente distante da mulher, o português Machadinho (Tony Corrêa), que acaba transformando o boteco que está jogado às traças em um bem frequentado barzinho noturno, o "Tio Joana", com direito a um jukebox e tudo mais!Netinho (Denis Carvalho) é um rapaz solteiro de 30 anos, que se envolve ao mesmo tempo com duas mulheres: Patrícia (Elizângela), a moça de família rica que ele salva de um afogamento na praia e Renata (Thaís de Andrade), uma moça ciumenta e insegura. Mas é Celeste (Ilka Soares), uma mulher mais madura e vizinha de Netinho quem rouba o coração do rapaz, para desgosto de sua mãe, Dona Margarida (a impagável Mirian Pires), a mãe super-protetora que se comporta como um verdadeiro general, fiscalizando e controlando a vida do filho.
Um momento de destaque na novela foi quando as atrizes Elizângela, Aracy Balabanian, Thaís de Andrade e Lucélia Santos, todas caracterizadas de vedete apresentam um número do teatro de revista para a aniversariante Kiki Blanche, cantando: "Apaga a velinha dela, Kiki!...Apaga a velinha dela, Kiki!" . . Veja um clip com a história e as personagens da novela "Locomotivas". ... . . . . . . . -- -- "Fica decretado que todos os dias da semana, inclusive as terças feiras mais cinzentas, tem direito a se converter em manhãs de domingo" (Tiago de Mello) | __._,_.___ " As melhores coisas estão nos menores frascos "
|
0 comentários:
Postar um comentário