segunda-feira, 19 de agosto de 2013

[MorrendoDeRir.50934] Coco Chanel











"Eu não tenho elegância, eu sou a elegância."
 

Coco Chanel

A Mulher do Século 20

Gabrielle Bonheur Chanel nasceu em Saumur, França, a 19 de Agosto de 1883, tendo falecido a 10 de janeiro de 1971. Chanel, mais conhecida como Coco Chanel, foi uma importante estilista francesa e uma mulher à frente do seu tempo. As suas criações até hoje ditam e influenciam a moda mundial.

Com estilo e elegância, Gabrielle "Coco" Chanel revolucionou a década de 20, libertando a mulher dos trajes desconfortáveis e rígidos do final do século 19. Um verdadeiro mito, Chanel reproduziu sua própria imagem, a mulher do século 20, independente, bem-sucedida, com personalidade e estilo.
O estilista alemão Karl Lagerfeld é, desde 1983, o diretor de criação da marca Chanel, tanto para a linha de alta-costura quanto para a de prêt-à-porter. O estilo clássico criado por mademoiselle, revitalizado por Lagerfeld, atravessou o século 20 e se tornou atemporal.
"Eu criei um estilo para um mundo inteiro. Vê-se em todas as lojas "estilo Chanel". Não há nada que se assemelhe. Sou escrava do meu estilo. Um estilo não sai da moda; Chanel não sai da moda." - Coco Chanel

Símbolo de status

A bolsa com alças de corrente dourada, o colar de pérolas, o tailleur e o vestido preto são os símbolos de elegância e status que marcaram para sempre a história da moda. Mas foi o seu perfume, o Chanel nº 5 - tido como o mais vendido no mundo -, que a tornou milionária.
O perfume foi criado em 1921 por Ernest Beaux a pedido de Gabrielle Chanel, que sugeriu: "Um perfume de mulher com cheiro de mulher". Dentro de um frasco art déco - que foi incorporado à coleção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York em 1959 -, o Chanel nº 5 foi o primeiro perfume sintético a levar o nome de um estilista.
 

Coco Chanel

Para sempre Chanel

O estilo deixado por Coco Chanel evoluciona e se reinventa, mas jamais sai de moda. O branco, o preto e as pérolas são itens obrigatórios no vestuário de toda mulher; fidelidade para sempre ao "Chanel".
 
 
O apelido de Chanel, "Coco", significa "queridinha". Ela começou a ser chamada assim na época em que era cantora de cafés, entre os anos de 1905 e 1908. A palavra era o refrão de uma das músicas que Chanel cantava.
 
Sua primeira experiência no mundo da moda foi como proprietária de uma loja de chapéus em Paris, França. O dinheiro para abrir o negócio veio do empresário inglês Bob Capel, com quem Chanel manteve um romance. A primeira loja com o nome de Chanel ficava na rua Cambon, em Paris, França. O endereço é próximo ao hotel Ritz, onde Chanel viveu durante muitos anos. Após a morte de Chanel, uma das suítes do Ritz foi rebatizada com seu nome, como homenagem póstuma.
 
A estilista namorou Hans Gunther von Dinck­lage, um assessor dos nazistas na França que era 13 anos mais jovem que ela. Historiadores apontam Chanel como colaboradora do regime nazista na França. Isso a obrigou a se exilar na Suíça, após o final da Segunda Guerra. Alguns autores inclusive veem semelhanças entre o logo da marca Chanel (dois Cs entrelaçados), o símbolo da SS, polícia nazista, e a suástica.
 
Chanel causou alvoroço nos anos 20 ao criar trajes mais confortáveis para as mulheres, que ainda vestiam peças do século XIX. A partir de então, as roupas femininas ficaram mais parecidas com as masculinas.
 
Seu famoso perfume Chanel nº 5 é o mais vendido do mundo. Ele foi lançado em 1922. Nunca houve os números 1, 2, 3 e 4: o número 5 era o número da sorte de Chanel, por isso a escolha.
  
No dia em que John Kennedy foi assassinado, a primeira-dama Jacqueline estava usando um tailleur rosa assinado por Coco Chanel.
 
Em 2004, estreou a peça "Mademoiselle Chanel", protagonizada pela atriz Marília Pêra. O espetáculo mostrava um pouco da vida da estilista. Os 31 modelos usados em cena eram releituras e reconstituições feitas pelo próprio Langerfeld. Foi a terceira montagem da história com figurino desenhado por Coco. As outras tinham sido "Antígona" (1923) e "Édipo Rei" (1937).
 
Aos 87 anos, em 10 de janeiro de 1971, Chanel morreu de ataque do coração em sua suíte no hotel Ritz, em Paris. A estilista está enterrada na Suíça, no cemitério Bois-de-Vaux. Seu túmulo é enfeitado por cinco leões em alto relevo, que fazem referência ao seu signo.
 





--
Para participar do grupo Fuxiquinho inscreva-se

FUXIQUINHO_GRUPO_DE_HUMOR-subscribe@yahoogrupos.com.br









--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "MorrendoDeRir" dos Grupos do Google.
Para cancelar a inscrição neste grupo e parar de receber seus e-mails, envie um e-mail para morrendoderir+unsubscribe@googlegroups.com.
Para postar neste grupo, envie um e-mail para morrendoderir@googlegroups.com.
Visite este grupo em http://groups.google.com/group/morrendoderir.
Para obter mais opções, acesse https://groups.google.com/groups/opt_out.

0 comentários:

Postar um comentário